Você seria seu próprio cliente? Com essa proposta que o
SEBRAE/ES, promoveu na terça-feira(04/04), no Município de Bom Jesus do Norte, palestra com o objetivo de levar os
participantes a compreenderem melhor a
relação entre o cliente e a empresa. O evento aconteceu na câmara municipal e
reuniu, cerca de 20 pessoas, entre elas funcionários da prefeitura que
trabalham diretamente com o público, empresários, atendentes e vendedores do
comércio local.
Durante, aproximadamente, duas horas foram trabalhados
estudos de casos com exemplos presentes no dia a dia do atendimento de uma
empresa. Denise Bastos, consultora que conduziu a palestra, apresentou dados de
uma pesquisa em que aponta as principais falhas das empresas que acabam
perdendo clientes. Pelos dados apresentados: 65% perdem clientes por
indiferença dos atendentes; 14% por reclamações não atendidas e 10 % por
vantagens oferecidas pela concorrência.
Mudanças de endereço e relações comerciais completam a lista dos
principais motivos que levam as empresas a perderem clientes. “Duas razões
levam o cliente a comprar algo; desejo ou necessidade, por isso a nossa
proposta é sensibilizar os empresários e atendentes sobre a importância em
prestar atendimento diferenciado como forma de encantar e reter clientes”
declarou Denise Bastos.
O trabalho de palestras voltadas para o empresário local é
uma parceria firmada com o município através da Secretaria Municipal de Fazenda
e visa dar suporte ao comércio local nas suas diversas demandas. Silvia Regina
Barreto Tavares, Secretária Municipal de Fazenda, informou que as palestras são
direcionadas de acordo com as
necessidades do comércio local. “Micro empreendedor individual, excelência no
atendimento, regras da lei de
licitações- como vender para a prefeitura -são algumas das palestras que já
disponibilizamos de forma gratuita para o empresário local” Informou
Silvia.
Ascom
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