Nesta segunda-feira (24), o YouTube divulgou os resultados
de sua pesquisa YouTube Insights. De acordo com o levantamento, as mulheres
representam 80% do público que joga games em smartphones no Brasil. No estudo
realizado no ano passado, o número era de 71%, mostrando que o alcance dos
jogos tem aumentado significativamente entre o público feminino.
Para a pesquisa, foram considerados jogadores que assistem a
vídeos de games no YouTube. Com isso, foi constatado que o número de jogadores
cresceu entre os brasileiros, tanto entre os homens quanto entre as mulheres.
Além disso, a YouTube Insights revelou que a porcentagem de PC gamers diminuiu
quando comparado ao ano passado.
Confira os dados em detalhe:
Onde o público de games do YouTube costuma jogar? | 2016 | 2017 |
Em Smartphones | 65% | 70% |
Em Computadores | 51% | 41% |
Em Consoles | 38% | 39% |
Onde o público de games do YouTube costuma jogar online? | 2016 | 2017 |
Em Smartphones | 50% | 56% |
Em Computadores | 62% | 56% |
Em Consoles | 48% | 47% |
Interessante notar, no entanto, que apesar de as mulheres
representarem 80% dos gamers em smartphones, o público que acompanha vídeos no
YouTube continua predominantemente masculino. Segundo dados do estudo, a cada
10 pessoas que assistem a conteúdos de games na plataforma, somente duas são
mulheres.
A pesquisa revela, ainda, que 73% dos usuários que
acompanham vídeos de games no YouTube têm entre 18 e 34 anos. Além disso, seus
principais interesses são aprender a jogar um game (64%), desestressar (54%),
acompanhar campeonatos (48%), interagir e competir com outros jogadores (47%),
ver demonstrações de produtos (40%), acompanhar notícias e lançamentos (38%) e
buscar críticas e avaliações (28%).
G1