Mark Zuckerberg tem motivos de sobra para comemorar. Além de
ver vários de seus serviços terem um desempenho bem acima do esperado, a sua
empresa fechou o último trimestre com números bastante positivos. De acordo com
dados revelados pelo próprio Facebook, a receita da companhia teve um aumento
de 49% nos três primeiros meses de 2017. Um resultado, sem sombras de dúvidas,
bastante impressionante.
E a razão para essa marca é o crescimento em sua base de
usuários. A rede social segue se desenvolvendo e atraindo mais e mais
interessados. No período, a audiência do serviço ficou em 1,93 bilhão de
usuários — um pouco abaixo da meta, que era de 2 bilhões. Ainda assim, é uma
marca que chama a atenção, pois mostra uma forte expansão de uma plataforma que
já era muito popular.
Em compensação, as ações do Facebook tiveram uma pequena
queda, mesmo com os bons resultados. De acordo com o site Business Insider, o
valor dos ativos da companhia caíram 2% logo após o anúncio de seu relatório
fiscal. E a razão para isso é que, segundo a empresa, essa é a primeira vez que
ela revela seus resultados sem reportar determinados gastos, taxas e outros
valores relacionados, o que pode ter causado uma certa confusão entre os
investidores.
Ainda assim, os executivos da rede social se mostram
bastante confiantes em relação ao desempenho atual e futuro da empresa. De
acordo com o chefe do departamento de finanças, David Wehner, o Facebook está
confiante em seu novo modelo negócio baseado em publicidade e citou tanto o
Instagram quanto as propagandas em vídeo como os principais responsáveis pelo
crescimento nas receitas da companhia — principalmente após as preocupações
levantadas em relação às limitações do Feed de Notícias, que restringia a quantidade
de anúncios exibidos. É por isso que a rede de fotos e vídeos se tornou tão
importante nessa estratégia.
Aliás, é exatamente por conta dessas imposições colocadas
sobre o Feed de Notícias que o aumento de receitas vindas desta fonte deve
reduzir no segundo trimestre deste ano, o que coloca mais responsabilidade
ainda sobre os vídeos e o Instagram como os “salvadores da pátria”. Contudo,
ela não revela quanto de dinheiro essas plataformas geraram individualmente, o
que impede de ter uma ideia da real relevância desses negócios. A previsão da
empresa eMarketer é que o aplicativo tenha gerado US$ 3,9 bilhões de receita
neste ano — o que representaria um crescimento de 106% em relação a 2016.
Além disso, o executivo revela que o Facebook pretende aumentar
seus gastos nos próximos meses, principalmente com a contratação de 1.700 novos
funcionários e a construção de data centers para receber seus próximos projetos
de infraestrutura de internet.
Business Insider
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