Militantes do MST ocupam propriedade no distrito de Conselheiro Josino


O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou nesta segunda-feira (15/04), uma ocupação com cerca de 300 famílias, às margens da BR 101, no município de Campos dos Goytacazes (RJ), no distrito de Conselheiro Josino. De acordo com os organizadores, a ocupação faz parte da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária, o Abril de Lutas. Policiais militares e da 146ª Delegacia de Polícia Civil foram acionados na tentativa de impedir a ocupação. Um helicóptero também foi utilizado na operação. O MST e o Ministério Público Federal questionam o Governo do Rio de Janeiro, que, supostamente, estaria agindo para impedir movimentos sociais

De acordo com uma nota do MST, a luta pela terra vem sendo criminalizada pelo governo estadual. “Trata-se de uma aliança entre proprietários rurais e agentes dos órgãos de segurança pública, são milícias rurais sob a alcunha de invasão zero. Por isso não aceitamos que as polícias de Campos dos Goytacazes continuem movendo esforços para impedir o direito de reunião, a liberdade de associação, o cooperativismo e a efetivação do direito à reforma agrária.  Ocupamos para denunciar a intimidação e coerção das polícias Civil e Militar do Estado Rio de Janeiro que ignoram que a Reforma Agrária é uma política pública constitucional, A ocupação exige a necessária e imediata regularização e seleção das famílias do Assentamento Cícero Guedes, que lutam há mais de 20 anos e que devem ter garantido o seu direito à terra”, diz um trecho do documento enviado à imprensa e às autoridades.

Em documento elaborado pelo Ministério Público Federal, a suposta opressão policial militar do governo estadual na região vem sendo questionada desde o início de 2024. Há rumores que, supostamente, haveria uma espécie de milícia rural policial  tenta  impedir a atuação de movimentos sociais e do MST. O MPF entrou em contato com o 8º BPM de Campos que teria confirmado solicitação de proteção de supostos crimes praticados por suspeitos em áreas rurais, dentro da atividade da PM “Patrulha Rural. *Fonte: Cardoso Moreira News.

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.