Equipe da Secretaria de Estado de Agricultura começa estudo soroepidemiológico de bovinos em Italva

Médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária da pasta, estão atuando na coleta de soro sanguíneo de bovinos em 9 municípios.

Em cumprimento das metas e atividades estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio do  Serviço Veterinário Oficial do estado do RJ, deu início ao estudo soroepidemiológico em bovinos, com objetivo de garantir que não há a presença do vírus da febre aftosa no território fluminense.

A Superintendência de Defesa Agropecuária vem avançando o trabalho rumo ao reconhecimento internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação, com a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal. Para o secretário de Agricultura, Dr.Flávio Ferreira, todo esse levantamento é necessário para deixar o estado do RJ cada vez mais perto da certificação.

- Os médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária da pasta, estão atuando na coleta de soro sanguíneo de bovinos em 9 municípios: Carapebus, Silva Jardim, Italva, Itaperuna, São José de Ubá, Itaboraí, São Francisco de Itabapoana, Queimados e Carmo - destaca o secretário.

As atividades consistem em uma primeira visita realizada pelos técnicos à propriedade sorteada ou selecionada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para orientações e agendamento do início do inquérito que ocorre com a coleta do soro sanguíneo de bovinos com idade de 6-24 meses.

As propriedades receberão acompanhamento técnico até a conclusão do estudo. Ainda no mês de abril, o material será enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul - LFDA/RS.

PUBLICIDADE



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.