Especial Formatura: turmas do PRONATEC se formam em Itaperuna

Na última terça-feira (16), a noite do Itapuã Clube brilhou com a formatura das turmas do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada.

Durante o ano de 2014, o SENAI e o Instituto Federal Fluminense ofereceu à comunidade itaperunense cursos de formação continuada e de qualificação profissional pelo PRONATEC, tendo como demandantes a Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação. São 238 alunos que concluíram com êxito os cursos e receberem seus certificados.

Pelo PRONATEC do SENAI foram ofertados no ano de 2014 os seguintes cursos: montador e reparador de computadores, pintor industrial, costureiro industrial do vestuário, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de motocicletas, eletricista instalador predial de baixa tensão, pintor de obras, almoxarife, pintor industrial e pedreiro de revestimentos em argamassa. Já pelo PRONATEC do IFF (Projeto Mulheres Mil) foram ofertados os cursos de artesão em bordado a mão, auxiliar de manutenção predial, cuidador de idosos e recreador.

Na mesa de honra se fizeram presentes as representantes do SENAI de Itaperuna, Veronica Goulart Zanon Novaes e Lucia Helena Jardim de Souza; os representantes do IFF (Instituto Federal Fluminense - Campus Itaperuna), Fabiana Castro Carvalho de Barros (diretora de Ensino) e Plínio Rodrigues Rosa Barreto (coordenador Adjunto da Bolsa Formação – PRONATEC); a coordenadora da Proteção Social do Município de Itaperuna, Maria Amélia Ferreira; os secretários do município de Itaperuna Alair Ignácio (Ambiente) e Marcelo Poyes (Saúde); a diretora de Cultura, Rosângela de Souza; e a secretária de Ação Social, Trabalho e Habitação, Loíde Estides.

– Foi uma noite de muita alegria e vibração. Os formandos felizes, pois estavam realizando um sonho que era ter um curso de qualificação profissional dentro da área que eles desejavam e o mais importante, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho - destaca a secretária de Ação Social, Loíde Estides.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, tinha outro compromisso e não pôde participar do evento, mas, fez questão de deixar o seu recado.

– Vi as fotos da formatura e ficou muito bonito. Fico mais feliz ainda por saber que muitos desses alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. Essa é uma importante conquista para o nosso município, pois, estamos devolvendo a dignidade para muitos chefes de família. Nossa equipe da Ação Social está de parabéns - finaliza Alfredão.

Decom - PMI

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.