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| Foto: Reprodução. |
Após duas semanas de negociações intensas, a Disney e o YouTube TV finalmente chegaram a um acordo de distribuição, encerrando um impasse que já durava 15 dias nos Estados Unidos e vinha irritando assinantes e chamando atenção no mercado de mídia.
O novo contrato, válido por vários anos, garante a transmissão dos canais da ABC e da ESPN, além de outros canais que fazem parte do portfólio da Disney. O pacote inclui ainda o plano “Unlimited” do novo serviço de streaming direto ao consumidor da ESPN, que será disponibilizado sem custo adicional para os cerca de 10 milhões de assinantes norte-americanos do YouTube TV.
As empresas também confirmaram que o pacote com Disney+ e
Hulu estará disponível em ofertas específicas do YouTube, e alguns canais
passarão a integrar pacotes temáticos voltados a diferentes tipos de público.
Prioridades da negociação
De acordo com o Deadline, o acesso ao novo serviço de
streaming da ESPN e a criação dos pacotes temáticos estavam entre as principais
exigências da Disney durante as negociações.
A empresa vinha tratando esse ponto como prioridade há
meses, principalmente após a estreia da plataforma ESPN Unlimited, em agosto,
que surgiu como uma resposta direta à queda de assinantes de TV por assinatura.
Além das discussões sobre valores e licenciamento, uma
questão técnica chamada “ingestion” também atrasou o fechamento do contrato.
Esse termo se refere à forma como o conteúdo é integrado à plataforma. O novo
acordo permite que o conteúdo da ESPN Unlimited seja acessado diretamente
dentro do aplicativo do YouTube TV, sem necessidade de abrir o app da ESPN
separadamente.
Essa decisão foi vista como um equilíbrio entre as duas
partes, já que permitir que o YouTube adicionasse o conteúdo diretamente à sua
loja de canais daria à plataforma controle total sobre os dados dos usuários, o
que poderia afetar o modelo de negócios direto ao consumidor da Disney.
Declarações das empresas
Os executivos da Disney comemoraram o fim do impasse.
“Este novo acordo reflete nosso compromisso contínuo em
oferecer entretenimento de qualidade e acompanhar as mudanças na forma como o
público assiste aos nossos conteúdos. Ele reconhece o valor do nosso catálogo e
oferece aos assinantes do YouTube TV mais flexibilidade e opções,” disseram
Alan Bergman e Dana Walden, copresidentes da Disney Entertainment, junto com
Jimmy Pitaro, presidente da ESPN.
Um porta-voz do YouTube também se pronunciou após o anúncio.
“Estamos felizes em compartilhar que chegamos a um acordo
com a Disney que mantém o valor do nosso serviço e garante flexibilidade nas
nossas futuras ofertas. Pedimos desculpas pela interrupção e agradecemos a
paciência dos nossos assinantes enquanto negociamos em nome deles,” declarou.
Programação volta ao ar
O YouTube TV começou a restaurar os canais e programas da
Disney nas 24 horas seguintes ao anúncio, incluindo os títulos gravados no
armazenamento em nuvem (Cloud DVR). O retorno veio a tempo para os fãs de
esportes assistirem à rodada de futebol americano universitário e ao jogo de
Monday Night Football entre Dallas Cowboys e Las Vegas Raiders.
O bloqueio de 15 dias foi o mais longo já registrado entre
as duas empresas e chegou a ameaçar uma terceira semana sem transmissões
esportivas durante o auge da temporada.
Com o novo acordo em vigor, os assinantes do YouTube TV
recuperam o acesso completo ao catálogo da Disney, incluindo ABC, ESPN, Hulu e
Disney+.
Fonte: Disney+
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