Conta de luz sofrerá mudanças a partir de janeiro de 2026


A partir de 1º de janeiro de 2026, o número que identifica cada conta de energia elétrica será atualizado em todo o país. A mudança atende a uma determinação nacional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e tem como objetivo aumentar a eficiência, a transparência e a qualidade das informações utilizadas na gestão e operação do setor elétrico.

A atualização será automática e não exigirá nenhuma ação por parte dos consumidores. O novo modelo tornará o número da unidade consumidora fixo e vinculado ao imóvel, mantendo-se inalterado mesmo quando houver troca de moradores. A padronização facilita a comunicação entre distribuidoras e órgãos reguladores, além de tornar os dados mais organizados e seguros.

Segundo a Energisa Minas Rio, a mudança vai permitir maior agilidade no atendimento e precisão na análise de informações. Também contribuirá para que prefeituras incluam o dado no Cadastro Único, beneficiando famílias de baixa renda que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica.

“O novo modelo vai simplificar processos e melhorar a qualidade das informações usadas na gestão do setor elétrico. Além disso, vai ajudar a resolver demandas com mais rapidez e eficiência”, afirma Rodolfo Pinheiro, diretor técnico e comercial da Energisa Minas Rio.

Entre os demais benefícios estão a integração aprimorada entre os sistemas das distribuidoras e da ANEEL, o acompanhamento mais seguro do histórico de consumo e a simplificação em processos de migração para o Ambiente de Contratação Livre, para clientes que desejarem esse formato. A atualização passa a valer em todo o território nacional no início de 2026.







Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.