Luz e Água não poderão ser cortadas em períodos de calor extremo

 

Luz e Água não poderão ser cortadas em períodos de calor extremo

Em meio às ondas de calor cada vez mais intensas, os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) avançaram, nesta quinta-feira (02/10), numa proposta para proteger as famílias de baixa renda: foi aprovado em primeira discussão o texto que proíbe o corte de luz e água durante os dias de temperaturas extremas, garantindo o acesso a serviços básicos mesmo em situações de inadimplência.

O texto, de autoria do deputado Professor Josemar, define como beneficiárias as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). As concessionárias de energia e água deverão disponibilizar canais de cadastro e meios de comprovação para que os consumidores apresentem sua inscrição no programa federal.

Os períodos de calor extremo serão determinados por órgão técnico competente e comunicados às concessionárias, com base em critérios objetivos e aferíveis, de acordo com as condições climáticas do estado.

Obrigações e penalidades

Durante os dias em que houver essa classificação, os serviços de água e energia não poderão ser suspensos, mesmo em casos de inadimplência. As empresas deverão ainda oferecer alternativas de pagamento e negociação de dívidas, permitindo que as famílias regularizem sua situação sem sofrer com o corte.

O descumprimento da norma sujeitará as concessionárias a multas, que poderão variar conforme a gravidade da infração e a reincidência.

Professor Josemar justificou a proposta ressaltando os impactos do calor sobre as famílias mais pobres.

“As altas temperaturas representam riscos à saúde, especialmente para as famílias mais vulneráveis. A proibição do corte desses serviços é pertinente para assegurar condições mínimas de conforto e bem-estar, evitando situações de desidratação e higiene inadequada. A disponibilização de meios alternativos de pagamento e negociação de dívidas auxiliará as famílias de baixa renda a regularizarem sua situação financeira, evitando a inadimplência e a interrupção dos serviços”, afirmou.

Com a aprovação em primeira discussão, a proposta seguirá para nova análise em plenário. *Alerj.


PUBLICIDADE



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.