O diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, tomou posse na noite desta quarta-feira (27/8) como vice-presidente regional Sudeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A cerimônia ocorreu em Brasília, durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária e Reunião de Diretoria da entidade, que também marcou a posse da nova Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2027.
No discurso de posse, Ballon destacou o desafio da universalização do saneamento no Brasil e defendeu o fortalecimento da Aesbe como espaço de diálogo e apoio às companhias estaduais. Ele também ressaltou a necessidade de modernizar a governança e de garantir uma representação plural, considerando as diferentes realidades regionais.
- A dificuldade de universalização é, em parte, em razão das estruturas que a gente carrega do passado. Nosso objetivo é apoiar as empresas para que possam enfrentar seus desafios internos e oferecer à população serviços de saneamento cada vez mais eficientes e de qualidade - afirmou.
O evento reuniu presidentes das companhias associadas para discutir temas estratégicos para o setor, como as ações voltadas à COP30 Saneamento, a nova legislação de licenciamento ambiental – apresentada pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) – e os impactos da Reforma Tributária na imunidade e no novo documento fiscal, com contribuições das Câmaras Técnicas de Contabilidade e Finanças (CTCF) e Comercial (CTC).
Também foram empossados o presidente nacional da Aesbe,
Munir Abud; o vice-presidente nacional, Marcos Aurélio de Freitas; e os
vice-presidentes das regiões Norte, Cleverson Brandão; Nordeste, Neuri de
Freitas; Nordeste II, Gildeone Almeida; Centro-Oeste, Ricardo Soavinski; e Sul,
Wilson Bley.
PUBLICIDADE