Defensoria Pública integra Gabinete Integrado de Gestão de Desastres por conta de crise na saúde de Itaperuna

 

Defensoria Pública integra Gabinete Integrado de Gestão de Desastres por conta de crise na saúde de Itaperuna

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) passou a integrar, nesta semana, as reuniões estratégicas do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres (GIGD-E) do município de Itaperuna. O convite foi feito após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconhecer a situação de emergência na cidade, em razão do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus influenza.

Em Itaperuna, a DPRJ já atua no Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (GRAC), vinculado à Secretaria Estadual de Defesa Civil. O GRAC reúne diversas instituições públicas com o objetivo de coordenar medidas emergenciais em contextos de crise, buscando minimizar os danos à população com o apoio conjunto dos entes municipal, estadual e federal.

— Diante da situação de emergência de nível 2, declarada pelo Município em função do crescimento das doenças infecciosas virais, é fundamental a atuação da Defensoria Pública no acompanhamento das medidas que vêm sendo implementadas. Nosso papel é contribuir para a redução dos riscos coletivos e a preservação da saúde da população — destaca a Subcoordenadora de Saúde da DPRJ, Renata Pereira, que acompanha o caso de perto.

O Coordenador de Saúde da DPRJ, Defensor Público Fábio Schwartz, também ressaltou a importância da presença institucional da Defensoria nos espaços de gestão da crise:

— A participação da Defensoria Pública é essencial nesse tipo de situação porque somos, na prática, um termômetro das demandas de saúde pública. Quando há dificuldade para conseguir uma vaga hospitalar, atendimento de emergência ou acesso a serviços do SUS, é à Defensoria que a população recorre. Por isso, é fundamental que estejamos presentes nesses gabinetes de crise, levando informações estratégicas para que o Estado e a Defesa Civil possam tomar decisões com base na realidade do território — afirmou.

Como parte das ações de enfrentamento, a Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o chamado à vacinação contra a influenza e contra a COVID-19, especialmente a variante JN.1. A imunização está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente, com proteção contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

— A participação da DPRJ nas reuniões do GIGD-E e o contato permanente com a Defesa Civil são fundamentais para o monitoramento em tempo real da situação e para a articulação de estratégias que ajudem a prevenir impactos mais graves à população de Itaperuna e regiões próximas — completa Renata Pereira.


PUBLICIDADE



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.