A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) passou a integrar, nesta semana, as reuniões estratégicas do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres (GIGD-E) do município de Itaperuna. O convite foi feito após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconhecer a situação de emergência na cidade, em razão do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus influenza.
Em Itaperuna, a DPRJ já atua no Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (GRAC), vinculado à Secretaria Estadual de Defesa Civil. O GRAC reúne diversas instituições públicas com o objetivo de coordenar medidas emergenciais em contextos de crise, buscando minimizar os danos à população com o apoio conjunto dos entes municipal, estadual e federal.
— Diante da situação de emergência de nível 2, declarada pelo Município em função do crescimento das doenças infecciosas virais, é fundamental a atuação da Defensoria Pública no acompanhamento das medidas que vêm sendo implementadas. Nosso papel é contribuir para a redução dos riscos coletivos e a preservação da saúde da população — destaca a Subcoordenadora de Saúde da DPRJ, Renata Pereira, que acompanha o caso de perto.
O Coordenador de Saúde da DPRJ, Defensor Público Fábio Schwartz, também ressaltou a importância da presença institucional da Defensoria nos espaços de gestão da crise:
— A participação da Defensoria Pública é essencial nesse tipo de situação porque somos, na prática, um termômetro das demandas de saúde pública. Quando há dificuldade para conseguir uma vaga hospitalar, atendimento de emergência ou acesso a serviços do SUS, é à Defensoria que a população recorre. Por isso, é fundamental que estejamos presentes nesses gabinetes de crise, levando informações estratégicas para que o Estado e a Defesa Civil possam tomar decisões com base na realidade do território — afirmou.
Como parte das ações de enfrentamento, a Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o chamado à vacinação contra a influenza e contra a COVID-19, especialmente a variante JN.1. A imunização está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente, com proteção contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.
— A participação da DPRJ nas reuniões do GIGD-E e o contato
permanente com a Defesa Civil são fundamentais para o monitoramento em tempo
real da situação e para a articulação de estratégias que ajudem a prevenir
impactos mais graves à população de Itaperuna e regiões próximas — completa
Renata Pereira.
PUBLICIDADE