O Yahoo Mail recebeu nesta semana um conjunto de
atualizações não só no seu layout e design, mas também no seu desempenho.
A mudança surge 10 meses após outro grande redesign ter sido
feito pela companhia. Naquela época, a Yahoo passava por um momento de
instabilidade, quando foi descoberta uma brecha de segurança que afetou mais de
um bilhão de usuários em 2013.
A notícia, no entanto veio à tona apenas em 2016, quando
houve a venda da Yahoo para a Verizon.
Desempenho
Entre as mudanças, a Yahoo escolheu trabalhar em uma redução
de 50% nas exceções de JavaScript e de 20% nas falhas gerais de API. Isso foi
possível graças a um retrabalho na forma como o serviço faz a checagem por
novos e-mails e como abre e envia as mensagens.
A companhia do Vale do Silício também aplicou melhorias na
performance do carregamento de páginas e na renderização de quadros, de maneira
a tornar a experiência de uso mais fluida.
Novos recursos
A aparência do Yahoo Mail também recebeu reformulações e
agora está mais parecida ainda com o Gmail. A Yahoo adicionou novas opções de
personalização de fundo com papéis de parede, alteração de cor e upload de
fotos.
A reformulação também trouxe mais integração com o
calendário, assim como o Gmail, permitindo que convites de calendário sejam
enviados pelo próprio serviço de e-mail.
A novidade ainda permite que os usuários aceitem ou rejeitem
convites sem precisar abrir a caixa de entrada.
Os e-mails também podem ser customizados com GIFs e
molduras, para uma personalização além do ambiente de trabalho; afinal e-mails
não são usados apenas para o intuito profissional.
As mudanças foram claramente inspiradas nos recursos já
conhecidos pelos usuários do serviço de e-mails da Google. O que falta para a
empresa, no entanto, é adquirir uma base de usuários ativa e fiel ao serviço e
que se aproxime dos números do Gmail, que, em 2016, comemorou a marca de mais
de um bilhão de usuários.
Redação com Canaltech
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