O Banco do Brasil deve começar a atender seus clientes
também pelo WhatsApp ainda neste ano. Pelo menos foi essa a promessa do diretor
de novos negócios da empresa, Marcos Antônio Ascoli Mastroeni, ao afirmar que a
presença da instituição na ferramenta de bate-papo deve começar a funcionar no
primeiro semestre de 2018.
A ideia, segundo o executivo, é permitir que os clientes
tenham acesso aos serviços do banco em mais plataformas, como redes sociais e
mensageiros. Mastroeni adiantou que a ideia de implementação para o WhatsApp
não é permitir a realização de transações, mas sim criar um canal direto de
relacionamento entre o usuário e seu gerente, por exemplo. Hoje, o BB já conta
com um recurso desse tipo, mas que exige login em software próprio.
Mastroeni também brincou quando perguntado se utilizaria a
recente plataforma de negócios do mensageiro, lançada justamente para propiciar
interações desse tipo. O executivo elogiou o caráter aberto do mensageiro, que
facilita a implementação, e ainda disse que a ferramenta oferece uma opção
segura para as ações de atendimento que o Banco do Brasil pretende implementar
neste ano.
A notícia da parceria com o WhatsApp veio na mesma ocasião
em que o Banco do Brasil revelou uma união com o Facebook. Os clientes poderão
usar um sistema de inteligência artificial para acessarem faturas de cartão de
crédito, saldo da conta corrente e até mesmo realizar transações por meio do
Messenger, conforme anunciado nesta quinta-feira (22).
Para garantir isso, o BB se uniu à IBM para utilização da
plataforma Watson, que reconhecerá os pedidos dos usuários e realizará as ações
desejadas. Um grupo de funcionários da instituição, além de cerca de mil
clientes, fazem parte do projeto-piloto da ideia, que também tem previsão de
aplicação ainda para este ano. Aqui, entretanto, a ideia não é contar com
operações de atendimento, e sim dar aos usuários mais uma forma de usar os
serviços do banco, ao contrário do que deve acontecer com o WhatsApp.
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