Boa notícia para os servidores da Fundação de Apoio à Escola
Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia,
Inovação e Desenvolvimento Social. Foi autorizada a progressão salarial dos
servidores por titularidade e por desempenho, prevista no Plano de Cargos,
Carreiras e Remuneração (PCS) da Rede, e que estava suspensa pela Procuradoria
Geral do Estado desde maio de 2017.
Em face da crise do Estado, a PGE havia suspendido todas as
progressões e promoções de carreiras entre os funcionários do Estado, cabendo
aos órgãos comprovar que a elevação dos vencimentos não ofenderia a Lei de
Responsabilidade Fiscal.
Diante disso, a Assessoria de Jurídica da Faetec conseguiu
apresentar um parecer que atesta ser ato administrativo vinculado, ou seja,
deve ser concedido por cumprir uma série de requisitos previstos em lei, não
havendo qualquer subjetividade na concessão do benefício. A Procuradoria Geral
do Estado concordou se tratar de ato administrativo vinculado, uma vez que o
art. 22, parágrafo único, da Lei responsabilidade Fiscal, não impede a
progressão dos servidores integrantes da carreira da Faetec, com base na Lei
Estadual no 6.720 de 2014 e na Resolução
Conjunta SECTI/FATEC/SEPLAG no 11, não podendo ser, portanto,
invocado para sua não implementação.
Com essa decisão, 5.331 servidores da Rede serão
beneficiados com a progressão de 7% nos pagamentos a cada dois anos para todas
as categorias por desempenho. Além disso, 203 funcionários receberão progressão
em função da titularidade por uma adequação de nível. Processos estes que estão
analisados desde maio, aguardando autorização para pagamento.
– É mais uma conquista do nosso corpo técnico e jurídico
para que os servidores da Rede não tenham perdas salarias após tanto empenho em
oferecer um ensino de qualidade – saliente Miguel Badenes, presidente da
Faetec.





Postar um comentário
Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador.*