Nesta sexta-feira (23), o
Google anunciou que não vai mais escanear os e-mails dos usuários do Gmail para
que sejam exibidos anúncios personalizados com base nas informações ali
contidas. “A decisão faz com que os anúncios exibidos no Gmail estejam
alinhados com a maneira como personalizamos a publicidade de outros produtos
nossos, ou seja, com base nas configurações definidas pelos usuários”, explicou
a empresa.
Ainda que o Google
fizesse questão de explicar nos termos de serviço do Gmail que “a
correspondência de anúncios com conteúdo é um processo completamente
automatizado realizado por computadores, e nenhum humano lê seu e-mail para
segmentar os anúncios”, organizações ao redor do mundo vinham acusando a
gigante da internet de quebrar o sigilo das mensagens.
Mas, a partir de agora, o
problema está resolvido. E, ainda que o Google vá parar de “ler” seus e-mails,
isso não é sinônimo do fim da publicidade direcionada. As propagandas do Gmail
e no site de buscas continuarão aparecendo para o usuário, o que muda é somente
o método de varredura de informações que possam ser do seu interesse, que não
mais vai acontecer usando o conteúdo de seus e-mails.
A mudança acontecerá aos
poucos, e, até o fim do ano, já deve ter sido implementada para todos os
usuários.
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Tecnologia