Polícia descobre grupo que usava alunos 'fantasmas' para fraudar Fies

A Polícia Federal (PF) desmantelou nesta terça-feira um grupo acusado de fraudar o Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) voltado a estudantes que cursam a graduação em instituições privadas. As fraudes estariam sendo praticadas em uma instituição de ensino superior de Fernandópolis, no interior de São Paulo.


De acordo com a PF de Jales, que conduz a operação "Bolsa Fantasma", a instituição de ensino foi utilizada para fraudar programas estudantis de concessão de bolsas de estudo universitárias, utilizando alunos “fantasmas” para receber recursos indevidos do Fies e também do programa "Escola da Família", do governo de São Paulo.

Pelos menos 120.000 reais foram desviados neste tipo de fraude desde 2011, segundo a PF. Nessa operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária e dois mandados de condução coercitiva. Uma pessoa foi presa. A PF ainda vai analisar os documentos apreendidos para saber se há outros envolvidos no esquema.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, apropriação indébita e peculato.

Veja Online

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.