Quem leva o título do Tetra da Libertadores? Flamengo ou Palmeira?

 

Quem leva o título do Tetra da Libertadores? Flamengo ou Palmeira?

A final da Libertadores deste sábado, em Lima, não vale apenas a taça mais cobiçada da América do Sul. Pela primeira vez desde 2011, o posto de maior vencedor brasileiro do torneio terá um líder isolado. A hegemonia que já foi de São Paulo e Santos, únicos tricampeões até o início da última década, passou a ser compartilhada após a chegada de Grêmio, Palmeiras e Flamengo ao mesmo patamar. Agora, o Verdão ou o Rubro-Negro assumirá o trono como primeiro tetracampeão do país.

A decisão será disputada no Estádio Monumental U, às 18h (horário de Brasília), com transmissão da Rádio Nacional. O Show de Bola Nacional começa às 17h30, com narração de Luciana Zogaib, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.

Reencontro após final histórica

Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar em uma final de Libertadores quatro anos depois do duelo em Montevidéu, em 2021. Naquela partida, Raphael Veiga abriu o placar, Gabriel Barbosa empatou e, na prorrogação, um erro de Andreas Pereira resultou no gol do título alviverde, marcado por Deyverson.

O destino, porém, parecia guardar outro capítulo para 2025. Contratado em setembro, vindo do Fulham, Andreas reencontrou o clube que marcou sua carreira. Logo na apresentação, ele foi questionado sobre a falha decisiva. “O que aconteceu no passado, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero escrever uma linda história”, declarou o volante.

O reencontro recente ocorreu em outubro, em duelo pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo venceu por 3 a 2 no Maracanã, e Andreas, hostilizado, virou alvo de ironias ao escorregar no gramado molhado enquanto batia uma falta.

Brasileirão esquenta a rivalidade

A questão emocional da final se soma ao momento no Campeonato Brasileiro. Abel Ferreira poupou 11 titulares na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, na última terça-feira, em Porto Alegre. O tropeço praticamente tirou o Palmeiras da briga pelo título nacional.

O Flamengo, por outro lado, arrancou um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG em Belo Horizonte e se mantém forte na ponta da tabela. Com duas rodadas restantes, soma 75 pontos, cinco a mais que o Verdão.

Abel pode entrar para a história

Caso conquiste a Libertadores novamente, Abel Ferreira poderá se isolar como o técnico com mais títulos pelo Palmeiras, alcançando 11 taças e deixando Oswaldo Brandão para trás. Também pode igualar o histórico Osvaldo Zubeldía, tricampeão com o Estudiantes entre 1968 e 1970, como segundo treinador com mais conquistas da competição.

Além de Andreas e Veiga, o elenco palmeirense conta com outros remanescentes da final de 2021: Weverton — que se recupera de fissura na mão direita —, Gustavo Gómez e Joaquín Piquerez. Do lado rubro-negro, estavam em campo na decisão de Montevidéu Arrascaeta, Pedro, Michael, Bruno Henrique e Filipe Luís, hoje técnico do Flamengo.

Arrascaeta e o brilho uruguaio

Arrascaeta chega à final em seu melhor momento com a camisa do Flamengo. O uruguaio acumula 23 gols e 17 assistências em 59 jogos na temporada. No Brasileirão, participou diretamente de ao menos um gol por partida, com 18 tentos e 14 passes decisivos.

Caso o Flamengo conquiste o título, Arrascaeta e Bruno Henrique poderão chegar à marca de 16 taças pelo clube, ampliando o status de maiores vencedores da história rubro-negra.

O Monumental U traz boas lembranças ao time carioca. Foi lá que o Flamengo conquistou o bicampeonato da Libertadores, em 2019, com dois gols de Gabriel Barbosa sobre o River Plate. Naquela decisão também estavam em campo Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís, além do zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico da equipe.

Prováveis escalações

O Palmeiras deve entrar em campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Lucas Evangelista e Paulinho são desfalques certos, enquanto Weverton pode voltar ao banco.

O Flamengo deve ter: Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Gonzalo Plata está suspenso; Pedro, lesionado; e Léo Ortiz, com estiramento, é dúvida.


PUBLICIDADE




Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.