A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se prepara para
dar início à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(SAEB). As avaliações acontecerão em diferentes datas, conforme cronograma
divulgado em todo o país. No Rio, as provas começam a ser aplicadas a partir do
dia 28 de outubro. O SAEB mede a qualidade do ensino nacional, nas redes
públicas e privadas, por meio do desempenho dos estudantes em provas
padronizadas. O principal objetivo da avaliação é fornecer dados que auxiliem gestores,
professores e formuladores de políticas públicas a entenderem os níveis de
aprendizagem dos estudantes e a tomarem decisões baseadas em evidências para
melhorar a educação.
Para a secretária de Estado de Educação, profª Roberta
Barreto, isoladamente a prova não define os estudantes, mas é um instrumento
importante para identificar as dificuldades das redes de ensino. “As avaliações
nos ajudam a entender como está se desenvolvendo o processo de ensino
aprendizagem. Diante dos resultados, podemos implementar novas políticas
públicas, reajustar os processos e promover grandes avanços na educação. Por
isso, é tão importante que todos os alunos participem das avaliações. Elas são
um termômetro fundamental para entendermos onde podemos melhorar rumo a uma
educação positiva, de muito mais qualidade e voltada para o futuro dos nossos
jovens”, explicou.
Este ano, participam do SAEB os estudantes do 2º ano do
Ensino Fundamental (alfabetização), do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e
da 3ª série do Ensino Médio. Além disso, professores e diretores também
respondem questionários sobre o ambiente escolar. São aplicadas provas nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. E, em alguns casos, de Ciências.
No dia das provas, as escolas devem garantir a organização dos estudantes por
turma, reservar salas apropriadas, sinalizar os espaços e fornecer todo apoio
logístico necessário.
O que acontece após a prova?
Os resultados das avaliações contribuem para o cálculo do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e orientam as políticas
públicas voltadas à melhoria do ensino. O IDEB é formado pela combinação de
dois indicadores: o desempenho dos estudantes nas provas do SAEB (proficiência
em Língua Portuguesa e Matemática) e o fluxo escolar, medido pela taxa de
provação dos estudantes, obtida pelo Censo Escolar.
O SAEB faz diferença até no Pé-de-meia!
Participar do SAEB é importante para a escola, para o estado e até para o bolso dos estudantes. Isso porque, o Pé-de-meia, programa de incentivo financeiro-educacional do governo federal que concede um benefício a estudantes do ensino médio público, considera a participação no SAEB para garantir a continuidade no pagamento dos recursos. O programa foi criado para estimular a permanência e conclusão dos estudos.
Dúvidas comuns sobre o SAEB:
Escolas públicas têm participação obrigatória. A ausência de
participação prejudica o diagnóstico da aprendizagem da rede pública e
fragiliza as políticas públicas do estado. Os estudantes não precisam estudar
conteúdos diferentes da matriz de referência para se preparar para as provas.
E, por ser uma avaliação externa, diagnóstica e coletiva, os resultados não
entram no boletim escolar mas têm relação direta com o pagamento do Pé-de-meia.
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