Para modernizar a gestão municipal, a Secretaria de Estado
de Transformação Digital e a prefeitura de Miracema assinaram um Acordo de
Cooperação Técnica com o Sebrae Rio para implementação do SEI - Serviço
Eletrônico de Informação. Com isso, a partir desta segunda-feira, 8 de
setembro, a tramitação de processos no município passa a ser 100% digital. O
SEI é uma ferramenta de gestão de documentos que concentra todos os processos
da administração pública em meio digital.
“A iniciativa
representa um marco de inovação, substituindo processos antes baseados em
papel, por procedimentos totalmente digitais”, afirma Juliana Lohmann,
coordenadora de Inovação em Governos e Articulação Institucional do Sebrae Rio.
“Outras melhorias incluem a maior transparência e rastreabilidade dos
processos, a redução de custos com papel, impressão e transporte, e a economia
de tempo com tramitação digital imediata”, garante.
Durante dois dias, servidores da prefeitura de Miracema
receberam treinamento do Sebrae Rio como parte do acordo para implementação do
SEI. A prefeita de Miracema, Alessandra Freire, destacou o impacto da mudança
para o município: “O acordo com o Sebrae Rio vai nos levar para uma nova era na
administração municipal. O SEI representa economia, agilidade e
sustentabilidade, mas, acima de tudo, significa oferecer um serviço público
mais moderno e eficiente para a população de Miracema”, afirma a prefeita.
O próximo município a receber a consultoria do Sebrae Rio
para implementar o SEI é Bom Jesus do Itabapoana. “Os acordos para modernização
da administração pública de Miracema e de Bom Jesus, servem de exemplo de boa
prática para os demais municípios da região”, conclui a coordenadora do Sebrae
Rio, Juliana Lohmann.
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