O crime foi registrado como dano ao patrimônio público, previsto no Código Penal. Após ser levado à delegacia, o acusado teve sua prisão formalizada e será apresentado ao Poder Judiciário em audiência de custódia.
Impunidade
Mais do que um caso isolado, a ocorrência chama atenção para a importância de que crimes dessa natureza não fiquem impunes. Danificar uma viatura não representa apenas um prejuízo financeiro ao Estado, mas também compromete um bem que serve à coletividade e que deve estar disponível para atender à população em situações de emergência.
Esse tipo de crime, no entanto, não deve ser visto apenas quando afeta o poder público. Diariamente, proprietários de veículos particulares também enfrentam prejuízos ao terem seus carros danificados em vias públicas, estacionamentos ou até em atos de vandalismo. Muitas vezes, a sensação é de impunidade, já que poucos casos chegam a ser investigados ou responsabilizados.
A punição exemplar de casos como o registrado em Italva reforça a mensagem de que o dano ao patrimônio — seja ele público ou privado — é crime, e precisa ser tratado com a devida seriedade para desencorajar novos episódios.
População
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp da 143ª DP, através do número (22) 98831-8027. O sigilo é garantido.
*Com Informações de Flávia Pires
PUBLICIDADE