Na localidade da Biboca, em Italva, foi realizada na última semana a implantação do Programa de Barraginhas, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, em parceria com a EMATER-Rio e a Prefeitura Municipal.
O prefeito de Italva, Léo Pelanca, esteve presente no local acompanhando de perto a execução do projeto, que tem como objetivo contribuir para a conservação do solo e o armazenamento de água, beneficiando a agricultura familiar e fortalecendo o trabalho no campo.
A iniciativa consiste na construção de pequenas bacias escavadas no solo, capazes de captar e armazenar a água da chuva, contribuindo para o aumento da infiltração no solo, a recarga dos lençóis freáticos e a melhoria das condições para a produção rural.
Em Italva, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto “Barraginhas no Campo”, que permitirá ampliar a execução da iniciativa no município. Segundo a prefeitura, a ação já vem apresentando resultados positivos para os produtores locais.
Durante a visita, o prefeito Léo Pelanca destacou a importância da parceria: “Seguimos firmes na valorização do homem do campo. Essa parceria entre Prefeitura de Italva e EMATE/Rio já está rendendo grandes frutos para nossa cidade”, afirmou.
DIA "I" NO IDEAL PARA ECONOMIZAR
Tags
Região