O documentário brasileiro Itaperuna Esporte Clube – A Águia do Noroeste será exibido no renomado Sport Movies & Tv Milano International, festival que é uma espécie de Copa do Mundo do cinema esportivo, em Milão, na Itália, no próximo dia 10 de outubro. O filme narra a trajetória do Itaperuna Esporte Clube, time de futebol que marcou a história do Noroeste Fluminense nos anos 80 e 90. O clube por pouco não chegou à primeira divisão do Campeonato Brasileiro e o estádio Jair Bittencourt recebeu jogos históricos para a região com grandes clubes, como Flamengo e Vasco.
O filme já foi o grande vencedor em 2025 do Cinefoot, principal festival de cinema de futebol do país. Dirigido por Manoel Magalhães e Bruno Vouzella, e com produção executiva de Roberto Martins, o documentário conta a trajetória do Itaperuna desde sua fundação, destacando episódios marcantes na primeira divisão do Carioca e nas campanhas da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A história é contada no filme pelos jogadores, muitos formados na própria cidade, e também por craques do futebol brasileiro que passaram pelo estádio Jairzão, como Zico.
A exibição em Milão representa um marco para o cinema do noroeste fluminense, fortalecendo a presença de produções do interior do país em festivais internacionais. O evento reúne produções que foram exibidas durante todo o ano nos vinte festivais de cinema de esportes associados à FICTS-Federation Internationale Cinema Television Sportifs.
A projeção ocorrerá no dia 10 de outubro às 16h no Palazzo Regione Lombardia, que fica localizado na região central de Milão. O festival acontece entre os dias 07 e 11 de outubro, com a cerimônia de premiação no dia 11, na qual o Itaperuna concorre ao prêmio principal da noite.
O documentário é uma produção do estúdio 8-bics com apoio da prefeitura de Itaperuna e patrocínio do governo federal por meio das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
Assista ao Trailer:
PUBLICIDADE