Senado vota projeto que altera a classificação climática de Italva e mais 21 municípios

 

Senado vota projeto que altera a classificação climática de Italva e mais 21 municípios

O senado Federal deve votar na próxima terça-feira (15/07) o Projeto de Lei 1440/2019, de autoria do então deputado federal, Wladimir Garotinho, atual prefeito de Campos, que altera a classificação climática de 22 municípios da regiões Norte e Noroeste Fluminense, permitirá aos produtores rurais a obtenção de linhas de crédito mais baratas e acesso ao auxílio-safra em casos de emergência climática, como estiagens ou enchentes

Atualmente, a classificação climática oficial desses municípios não reflete as reais condições do solo e do clima local, o que dificulta a inclusão dos produtores em políticas públicas específicas.

De acordo com o texto do projeto, apesar de o Rio de Janeiro se encontrar localizado no litoral do território brasileiro, "os padrões climáticos do território (do Norte e Noroeste) são contrastantes e com índices pluviométricos baixíssimos, cujo regime vem sofrendo diminuição drástica, o que contribui negativamente para o desempenho das atividades agrícolas, especialmente, pois que dependem de recursos hídricos para a sua execução”.

O projeto prevê que a Região Norte será composta pelos seguintes municípios: Campos dos Goytacazes; Cardoso Moreira; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana; São João da Barra; Carapebus; Conceição de Macabu; Macaé; e Quissamã. A Região Noroeste será formada por Itaperuna; Bom Jesus do Itabapoana; Italva; Laje do Muriaé; Natividade; Porciúncula; Varre-Sai; Santo Antônio de Pádua; Aperibé; Cambuci; Itaocara; Miracema; e São José de Ubá.

O Fundo de Desenvolvimento Econômico do Norte e Noroeste Fluminense, também estabelecido pelo projeto, vai possibilitar a destinação de recursos para as atividades produtivas das cidades que integram a unidade. *Fonte: Ururau.


PUBLICIDADE




Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.