Nova frente fria derruba as temperaturas no Rio neste sábado (19)

 

Nova frente fria derruba as temperaturas no Rio neste sábado (19)

Neste sábado (19/07), o avanço de uma frente fria ao longo da costa brasileira altera significativamente o padrão climático no Sudeste do Brasil. Uma massa de ar polar associada ao sistema frontal atinge os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e promove queda acentuada nas temperaturas, maior nebulosidade e sensação térmica reduzida, especialmente nas áreas costeiras.

Com o deslocamento da frente fria pelo litoral do Sudeste, a massa de ar frio avança pela retaguarda e atua sobre o leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Os impactos são sentidos com mais intensidade no litoral paulista, na região serrana do Rio e na Serra da Mantiqueira, onde as mínimas podem se aproximar de 5 °C.

Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro terão máximas na casa dos 21 °C a 22 °C, com mínimas entre 11 °C e 17 °C, a depender da altitude e proximidade com o litoral. A nebulosidade mais densa durante o sábado impede a elevação das temperaturas, o que contribui para a manutenção do clima ameno ao longo do dia.

Na Serra da Mantiqueira, os termômetros podem marcar até 5 °C no amanhecer, com destaque para Campos do Jordão (SP), onde a amplitude térmica será acentuada: mínima próxima de 5 °C e máxima de até 17 °C. O mesmo padrão se observa em cidades serranas mineiras e fluminenses, com previsão de geada pontual em áreas mais elevadas.

Depois da virada no tempo da quinta-feira, o Sul do Brasil continua sob influência de uma massa de ar polar. As menores temperaturas deste sábado são previstas para a Serra Gaúcha e Catarinense, com mínimas próximas de 0 °C, especialmente em cidades como São Joaquim (SC), São José dos Ausentes (RS) e General Carneiro (PR). *Fonte: INMET.


PUBLICIDADE



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.