A Previdência Social e os Correios anunciaram, nesta
quinta-feira (22/05), uma parceria para ampliar o atendimento aos aposentados e
pensionistas que ainda não consultaram o INSS para identificar se houve
descontos associativos indevidos em seus benefícios. A partir de 30 de maio,
4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os
segurados, oferecendo um atendimento presencial acolhedor e de confiança.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, com a presença do Ministro da Previdência
Social, Wolney Queiroz, do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e da
diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.
“Esse atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm
dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência há
muito tempo e querem receber um abraço, um acolhimento, uma atenção
personalizada”, afirmou o ministro Wolney Queiroz. Ele destacou que a escolha
dos Correios se deu porque a empresa “é patrimônio do povo brasileiro, com
presença em todos os municípios e com um papel social fundamental na prestação
de serviços públicos”.
O que levar para o atendimento?
O presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, para ser atendido nas
agências, o aposentado ou pensionista deve comparecer pessoalmente, levando
apenas um documento de identificação oficial. “Não é necessário levar
contracheque ou comprovante de inscrição. Basta comprovar que é ele mesmo”,
reforçou.
Nos casos em que o beneficiário esteja impossibilitado, o atendimento poderá
ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração
devidamente autenticada. Nesses casos, o acesso será restrito à consulta, sem
possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica,
independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total
segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
- Consultar sobre existência de desconto
- Requerer a contestação de descontos não autorizados
- Reconhecer a autorização de algum desconto
- Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
- Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
- Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Quem deve procurar as agências?
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os
canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135.
Atualmente, 98% dos atendimentos do INSS são realizados por esses canais
remotos. O público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de
segurados que procuram as agências.
Os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o
aplicativo Meu INSS, o site do Meu INSS e a central 135.
O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS
ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr
para as agências no primeiro dia do atendimento. “Se você for no dia 30, no dia
primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma",
ressaltou Gilberto Waller. “Não há prazo final para buscar o ressarcimento.”
Correios: estrutura pronta para acolher
As agências dos Correios já contam com estrutura e equipes treinadas, inclusive
com experiência em outras parcerias com o INSS. Cerca de 20 mil atendentes vão
passar por uma capacitação específica para garantir que o atendimento seja
feito com qualidade, respeito e acolhimento.
“A nossa missão é estar onde muitos não estão, com a porta sempre aberta para
acolher quem precisa”, afirmou Juliana Agatte, diretora dos Correios. Segundo
ela, essa parceria reforça o compromisso social da empresa, que está presente
em todo o Brasil.
Nas agências que já possuem sistema de gestão de filas, haverá uma senha
exclusiva para quem busca os serviços do INSS. Nas demais, será disponibilizado
um caixa exclusivo para esse atendimento, garantindo mais conforto e agilidade.
Onde encontrar as agências habilitadas?
A lista completa das agências preparadas para esse atendimento estará
disponível nos sites dos Correios e do INSS, além da Central 135.
E quem mora longe de uma agência?
A Previdência Social e os Correios também estão estudando formas de levar esse
serviço até as localidades mais distantes, por meio de ações itinerantes e
busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!
Alerta
O presidente do INSS alertou que ninguém do INSS ou dos Correios está
autorizado hoje a buscar os beneficiários. “Se alguém bater na sua porta agora
é golpe", disse ele. O beneficiário é quem deve procurar os canais de
atendimento.