Indústria foi a maior contratante em janeiro no Noroeste Fluminense, diz Firjan

 

Indústria foi a maior contratante em janeiro no Noroeste Fluminense, diz Firjan

A indústria do Noroeste Fluminense iniciou 2024 tendo a indústria como destaque na geração de empregos, num total de 46 vagas abertas. Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan. Bom Jesus do Itabapoana foi a maior contratante da região (+58), seguida de Itaocara (+39).

“Devemos acompanhar os próximos meses devido à possibilidade de influência do encerramento dos contratos temporários nestes índices de início do ano. Mas há de se ressaltar a resiliência da Indústria da região mesmo neste período”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

Além da Indústria, Serviços (+18) e Comércio (+2) registraram saldos positivos. A fabricação de celulose, papel e produtos de papel foi a grande divisão que mais contratou na região. Em Bom Jesus, primeira do ranking regional, os destaques foram Serviços (+52) e Indústria (+9). Já em Itaocara foram Comércio (+30), Indústria (+10) e Construção (+6).

Italva (-99) e Itaperuna (-38) tiveram saldo negativo no primeiro dia do ano. Segundo a Firjan, o índice costuma ser influenciado neste período pelo término de contratações temporárias. Ainda assim, Italva registrou saldos positivos em Comércio (+10), Serviços (+7) e Indústria (+4), enquanto Itaperuna teve saldo positivo apenas em Construção (+15).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Setor industrial inicia 2024 como o maior contratante do estado do Rio

Considerando todo o estado do Rio, o setor Industrial - contemplando as Indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública - foi o principal contratante (+4.722). De acordo com a federação, a Construção registrou seu melhor desempenho na geração de empregos desde setembro de 2022, com a contratação de 3.537 novos trabalhadores em janeiro.

Os demais setores industriais também tiveram saldo positivo, com a criação de 1.185 postos de trabalho com carteira assinada. A federação destaca que, apesar de janeiro ainda registrar um volume considerável de demissões sazonais relacionadas à produção para o fim de ano, a indústria teve saldo positivo na geração de emprego. O resultado positivo também foi observado no setor de Serviços, que registrou saldo de 3.469 contratações. Por outro lado, a Agropecuária (-95) e o Comércio (-6.752) tiveram saldo de demissões

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.