O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta
segunda-feira(24), que o governo vai reduzir o número de ministérios do
governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um
pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante a reunião da
coordenação política com a presidente Dilma Rousseff.
Os ministérios que
serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo.
"Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias
propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os
envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser
extinto", disse Barbosa.
A reforma também
inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias - com
a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no
governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com
prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de
imóveis da União e a regularização de terrenos.
O ministro não
apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a
reforma é necessária para a nova realidade orçamentária do país e vai melhorar
a produtividade do governo. "Com o melhor funcionamento da máquina, você
vai aumentar a produtividade do governo. É vital e crucial aumentar a
produtividade dentro do governo", disse.
Nelson Barbosa
lembra que as medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei,
decretos ou portarias para entrarem em vigor.
Agência Brasil





Postar um comentário
Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador.*