Vacinação contra a gripe começa no dia 04 de maio em Itaperuna

A Secretaria de Estado de Saúde determinou que a vacinação contra a gripe nos municípios comece no dia 04 de maio. Assim sendo, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão a partir desta data ofertando a vacina em Itaperuna.

O coordenador do setor de Imunobiológicos, Vanilton Miranda, orienta que todas as pessoas enquadradas no roteiro vacinal do Ministério da Saúde, procurem o posto mais próximo de sua residência para que sejam vacinados.

– É preciso levar a carteira de vacinação. Temos como meta vacinar 80% de toda a população do grupo prioritário, em cumprimento ao convencionado pelo Ministério da Saúde, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos; toda a população da faixa etária de 60 anos ou superior; gestantes em qualquer período gestacional; puérperas que tenham tido filho até 45 dias após o parto; trabalhadores e profissionais do setor de Saúde que atuam diretamente com pacientes doentes; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, apresentando a prescrição médica no ato da vacinação - diz.

Ainda de acordo com o coordenador, o objetivo da vacinação em âmbito nacional é minimizar as complicações respiratórias por conta do vírus da gripe, Influenza, que é responsável por um grande número de internações hospitalares no País.

Conheça o vírus Influenza

Segundo Gesiney Botelho, técnico do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), a gripe transmitida pelo vírus Influenza é uma infecção viral aguda, que quando contagia o indivíduo, afeta o seu sistema respiratório.

– São variadas as formas de transmissão, desde um simples contato com mãos contaminadas indiretamente, até o contato direto por secreções das vias respiratórias como, espirrar, tossir ou falar, direcionando o vírus diretamente para a boca, nariz ou até mesmo os olhos. Há ainda a possibilidade do individuo se contaminar através de aves e suínos - destaca.

Cuidados e Prevenção

- Higienize as mãos com água, sabonete ou álcool em gel, antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
- Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis;
- Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.
Postos de vacinação no Centro de Itaperuna
Coordenação de Imunização e Imunobiológicos (Sala de Vacina). Centro de Saúde Dr. Raul Travassos - Rua 10 Maio, 893, Centro/Itaperuna.

ESF nos Distritos

ESF RAPOSO: Av. Coronel Balbino, s/n;
ESF RETIRO do MURIAÉ: Av. Coronel Macário, s/n;
ESF COMENDADOR VENANCIO: Rua José Rosmaninho Junior, s/n – Bairro Bela Vista.

ESF nos Bairros

ESF BOA FORTUNA: Rua Silva Jardim, s/n;
ESF BOA VENTURA: Av. Senador Sá Tinoco, 14;
ESF HORTO: Rua Orlando Raelli, 44;
ESF SÃO FRANCISCO: Rua Francisco Cota do Almo, 318;
ESF SÃO MATEUS: Rua Benedito Nicolau s/n;
ESF SURUBÍ: Rua Moacyr Chaves Carneiro s/n.

Outras informações através dos seguintes telefones (22) 3822-0709 | 3824-2302.

Decom - NICES - PMI

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.