Durante toda esta quarta-feira (29/05) está acontecendo uma
capacitação para o fortalecimento da defesa dos direitos da pessoa com
deficiência feita pela prefeitura de Itaperuna através da Secretaria Municipal
de Ação Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais (Apae). Os objetivos do encontro são capacitar
profissionais para a criação de um conselho municipal em Itaperuna e
aperfeiçoar o trabalho daqueles que já existem. Todos os municípios da região
Noroeste Fluminense foram convidados para participar do treinamento.
Pela manhã aconteceu a solenidade de abertura do da
capacitação e compondo a mesa estavam o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo
Marques Rodrigues – Alfredão; o vice-prefeito, Denilton Gonçalves Pereira; o
secretário municipal de Ação Social, Trabalho e habitação, Marcelo Ferreira da
Silva; o presidente da Apae de Itaperuna, Rubens Carvalho; o superintendente de
políticas para a pessoa com deficiência e representando o governo de Estado,
Márcio Rodrigues e o presidente do Conselho Estadual para Políticas de
Integração da Pessoa com Deficiência, Marcos Castilho.
O prefeito de Itaperuna falou do orgulho em conseguir
promover um encontro com tanta importância para o município e está empenhado em
criar o conselho municipal. “Estamos unidos em um grupo focado, em busca do melhor
resultado para cada itaperunense”, reafirmou Alfredão. Ele disse também que é
preciso resolver os problemas sociais e organizar para conseguir recursos para
Itaperuna, é a melhor forma.
O vice-prefeito também ressaltou a satisfação em participar
dessa capacitação. Denilton falou ainda da responsabilidade que a gestão atual
assumiu e vem cumprindo com a cidade. “Vamos aprender com todos aqui e somar
forças para alcançarmos o melhor resultado”, concluiu o vice-prefeito que
também acredita ser um trabalho necessário com ações bem planejadas que irão
prestar relevantes serviços à comunidade.
Marcelo, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação,
falou da preocupação em promover a emancipação das pessoas com deficiência. A
meta inicial é criar o conselho local para intensificar os esforços. “A
responsabilidade e o compromisso da gestão do prefeito Alfredo, nos motivam a
trabalhar com empenho e assim é preciso uma política estratégica e eficiente
para desenvolver programas e projetos que atendam à criança, ao adolescente,
jovem, idoso, à toda família”, esclareceu Marcelo.
Ainda durante a abertura, alunos da Apae fizeram uma
apresentação coreografa e ensinada pelas professoras, mostrando a importância
da diversidade e o respeito e carinho com todos. A solenidade inicial contou
ainda com a participação de dois intérpretes da linguagem de sinais, libras,
que é visual e incorpora gestos, expressões faciais, movimentos da cabeça e
linguagem corporal.
Palestras, oficinas estão acontecendo na capacitação e
grupos de reflexão serão criados para a elaboração de propostas ao município.
Decom - PMI




Postar um comentário
Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador.*