Prefeitura de Itaperuna realiza encontro para criação de conselho voltado para a pessoa com deficiência

Durante toda esta quarta-feira (29/05) está acontecendo uma capacitação para o fortalecimento da defesa dos direitos da pessoa com deficiência feita pela prefeitura de Itaperuna através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os objetivos do encontro são capacitar profissionais para a criação de um conselho municipal em Itaperuna e aperfeiçoar o trabalho daqueles que já existem. Todos os municípios da região Noroeste Fluminense foram convidados para participar do treinamento.

Pela manhã aconteceu a solenidade de abertura do da capacitação e compondo a mesa estavam o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão; o vice-prefeito, Denilton Gonçalves Pereira; o secretário municipal de Ação Social, Trabalho e habitação, Marcelo Ferreira da Silva; o presidente da Apae de Itaperuna, Rubens Carvalho; o superintendente de políticas para a pessoa com deficiência e representando o governo de Estado, Márcio Rodrigues e o presidente do Conselho Estadual para Políticas de Integração da Pessoa com Deficiência, Marcos Castilho.

O prefeito de Itaperuna falou do orgulho em conseguir promover um encontro com tanta importância para o município e está empenhado em criar o conselho municipal. “Estamos unidos em um grupo focado, em busca do melhor resultado para cada itaperunense”, reafirmou Alfredão. Ele disse também que é preciso resolver os problemas sociais e organizar para conseguir recursos para Itaperuna, é a melhor forma.

O vice-prefeito também ressaltou a satisfação em participar dessa capacitação. Denilton falou ainda da responsabilidade que a gestão atual assumiu e vem cumprindo com a cidade. “Vamos aprender com todos aqui e somar forças para alcançarmos o melhor resultado”, concluiu o vice-prefeito que também acredita ser um trabalho necessário com ações bem planejadas que irão prestar relevantes serviços à comunidade.

Marcelo, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação, falou da preocupação em promover a emancipação das pessoas com deficiência. A meta inicial é criar o conselho local para intensificar os esforços. “A responsabilidade e o compromisso da gestão do prefeito Alfredo, nos motivam a trabalhar com empenho e assim é preciso uma política estratégica e eficiente para desenvolver programas e projetos que atendam à criança, ao adolescente, jovem, idoso, à toda família”, esclareceu Marcelo.

Ainda durante a abertura, alunos da Apae fizeram uma apresentação coreografa e ensinada pelas professoras, mostrando a importância da diversidade e o respeito e carinho com todos. A solenidade inicial contou ainda com a participação de dois intérpretes da linguagem de sinais, libras, que é visual e incorpora gestos, expressões faciais, movimentos da cabeça e linguagem corporal.


Palestras, oficinas estão acontecendo na capacitação e grupos de reflexão serão criados para a elaboração de propostas ao município.

Decom - PMI

COMENTARIOS

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Proxima Postagem