Projeto da Pesagro-Rio em parceria com a Emater-Rio aumenta produção de leite em Italva

Um projeto da Pesagro-Rio, empresa de pesquisa agropecuária vinculada à secretaria estadual de Agricultura, executado em parceria com a Emater-Rio e fomentado pelo programa Rio Rural, está fazendo a diferença na produção leiteira de 13 agricultores familiares em Italva. Implantado há 18 meses, o trabalho que consiste nos controles sanitários dos animais e do leite, já promoveu o aumento de 20% da produção leiteira e reduziu em 85% os casos de mastite, doença infecciosa no úbere das vacas e um dos principais entraves da bovinocultura leiteira.
Coleta de leite para exame de antibiograma
A pesquisadora da Pesagro-Rio e coordenadora do projeto, Leda Kimura, explica que para o controle sanitário do leite são realizados periodicamente exames para contagem de células somáticas e antibiogramas. Além disso, os produtores recebem orientação sobre as boas práticas sanitárias de ordenha e de manejo dos animais.

O projeto contempla ainda a vacinação de todas as bezerras contra a brucelose, capacitação dos produtores para realizar inseminação artificial e a doação de sêmen para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva do rebanho.
 
Assistência Técnica
Também são feitas a análise da água utilizada para lavagem dos tanques de armazenamento e utensílios usados na ordenha e o controle de células somáticas (CCS) no tanque de expansão da Copafi – Cooperativa de Agricultura Familiar de Italva, onde é coletado o leite captado dos produtores assistidos. Na avaliação da médica veterinária da Pesagro-Rio, Raquel Soares, o diferencial deste projeto é a conscientização do olhar do produtor sobre a condição sanitária como um todo. - Sem a integração das ações não há como ter sucesso na atividade – enfatizou ela. 

Ascom - Imprensa/RJ



Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.