Servidores com salários atrasados não podem mais ter nome negativado

Os servidores do estado do Rio de Janeiro que, por conta dos atrasos em seus salários, atrasarem o pagamento de empréstimos consignados, não poderão mais ter os seus nomes negativados por bancos e financeiras parceiras do estado.

O governador em exercício Francisco Dornelles sancionou uma lei que proibe essas instituições de colocar o nome de servidores no SPC e Serasa, caso o motivo seja o atraso nos salários. A nova medida foi publicada no diário oficial da última terça-feira (27).

O que vinha acontecendo é que o estado atrasava o pagamento dos salários, mas os bancos e financeiras continuavam fazendo as cobranças dos empréstimos consignados no dia certo, o que deixou os servidores, que não estavam recebendo em dia e, portanto, não tinham como pagar a dívida, com o nome sujo.

A lei foi sancionada com dois vetos, um dos artigos vetados previa que quem estivesse com o nome sujo por conta de dívidas anteriores à sanção da lei, ocasionadas por atrasos no salário, devia ter o seu nome retirado da listas de SPC  e Serasa imediatamente. Porém, o governador em exercício julgou que esse artigo era inconstitucional. Deputados estaduais podem, no entanto, derrubar o veto do governador.

G1

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.