Centenas de cavaleiros e amazonas reunidos na 14ª Cavalgada dos 700 Cavaleiros no domingo

O evento mais esperado do ano chega a sua 14ª edição: a Cavalgada dos 700 Cavaleiros. O tradicional encontro de cavaleiros e amazonas acontece no próximo domingo (28), a partir das 9h, e promete, mais uma vez, movimentar a Baixada Campista. Já confirmada a presença de participantes de Campos, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, Macaé e São Fidélis, a cavalgada será uma verdadeira festa popular, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Guarda Civil Municipal, secretaria municipal de Saúde e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Com todo o suporte da Guarda Municipal durante o trajeto no controle e ordenamento do trânsito, a cavalgada terá saída da Pista de Laço em Santo Amaro, no distrito de Santo Amaro com chegada no Espaço Rural, na localidade de Mineiros. Serão cerca de 15 quilômetros, num percurso de aproximadamente duas horas de duração pela Rodovia Estadual RJ-216 (Campos-Farol).

Por ser um evento tradicional, onde amigos e amantes do mundo rural se encontram, a Cavalgada dos 700 Cavaleiros reúne desde crianças até pessoas idosas, num ambiente descontraído, rústico e animado.

Para garantir resistência e tranquilidade no percurso, Paulo Marques, organizador do tradicional evento, prepara um café reforçado na recepção dos participantes da cavalgada, em estrutura especialmente montada em Santo Amaro, aonde desde as primeiras horas do dia, chegam caminhões e reboques com animais vindos de várias partes do Estado do Rio de Janeiro. Antes de iniciar o percurso rumo a Mineiros, o café reúne os cavaleiros e amazonas num clima de confraternização, além de garantir que todos concluam o trajeto bem e dispostos.

Na chegada, uma churrascada aguarda os participantes com muito forró e sertanejo, afinal de contas, serão 18 bandas que estarão se apresentando simultaneamente nos palcos do evento, além do grupo de dança da Academia Fitness e Cia, em Donana, que promete agitar a galera com coreografias, atividades recreativas e sorteio de brindes.
A preparação para a cavalgada começa dias antes do evento, trabalhando a resistência dos animais que participarão do percurso e os cavaleiros que os conduzirão. Casqueamento e ferrageamento dos animais para garantir um trajeto seguro, sem problemas e tranqüilo; cuidados com a sela para que o cavaleiro conclua o percurso da maneira mais confortável possível, apreciando todo o caminho até o destino, além da alimentação e hidratação adequada para os animais. Para isso, tanto na saída quanto na chegada, estarão dispostos cochos para água e comida.
            
“É fundamental essa interação entre amigos que compartilham o gosto pela vida no campo e a cavalgada, já em seu décimo quarto ano consecutivo e que visa única e exclusivamente essa confraternização entre os companheiros. É um evento familiar, que reúne desde os mais jovens aos mais idosos. Vale a pena participar”, diz Paulo aparentemente cansado pela correria nos últimos detalhes antes da cavalgada, mas esbanjando entusiasmo com mais uma edição do evento que a cada ano ganha proporções ainda maiores.

Com um trabalho que tem início meses antes do evento, Paulo garantiu grandes nomes para os shows, como a banda Explosão da Luxúria, Cartão Postal, Kolado Nela, Gustavo do Forró, Wando e Banda, Alex do Forró, Levanta a Saia, Atocha, Os Piratas, Xandão do Forró, Levada Mix, as duplas Reggis e Nando, Julio e Maycon, entre outros artistas. As bandas vão agitar a galera com o melhor do forró e do sertanejo.

Com relação a segurança e integridade dos participantes, a festa contará com o apoio operacional de duas ambulâncias, sendo uma da Prefeitura de Campos e a outra cedida pela Brigada de Incêndio, com profissionais a postos para qualquer eventualidade.
Interessados em fazer parte de um dos maiores eventos rurais da Baixada Campista, podem obter informações sobre o trajeto e inscrições, bem como emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) - caso necessário -, com o próprio organizador, Paulo Marques pelo telefone (22) 99916-3678. Ele destaca que está proibida a queima de fogos de artifício ao longo da cavalgada e dentro da estrutura. “A medida foi adotada em respeito aos animais, que entram em pânico, ficam assustados com o barulho, podendo resultar em acidentes”, esclarece.

Agora é preparar a “traia”, a “beca invocada” e mergulhar no mundo sertanejo pela cavalgada mais esperada do ano.

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.