Executivos da Odebrecht vão delatar mais de cem políticos

Executivos da construtora Odebrecht apontaram mais de cem políticos, como deputados, senadores, ministros, governadores e ex-governadores sendo beneficiários de desvios de dinheiro público ou recebedores de outras vantagens, como repasses de verbas para campanha. 

Entre os citados nas negociações para adquirirem colaboração premiada, estão o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

Apesar das citações, ainda não foram delimitadas as circunstâncias em que eles aparecem nas delações. Entre os ex-governadores está Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Informações sobre ele já citadas por Paulo Roberto Costa são consideradas pela força-tarefa como consistentes.

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, os depoimentos dos 15 executivos começarão nesta sexta-feira (29). Um deles é o do ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, cuja delação foi considerada uma "metralhadora .100" pelo ex-presidente José Sarney em áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

As negociações entre Ministério Público e os réus avançaram após advogados informarem aos investigadores que foram recuperados arquivos eletrônicos do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, um departamento dedicado exclusivamente ao pagamento de propina.

Jornal O Globo

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.