Prefeitura de Itaperuna inaugura novas instalações do PETI em Raposo

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, inaugurou as novas instalações do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) no distrito de Raposo, na última quinta-feira (23).

Recentemente a Secretaria reinaugurou o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no Bairro Surubi; o CRAS no Bairro Vinhosa; o PETI no Castelo / Horto Florestal, onde também funciona o CRAS e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); além do PETI no Frigorífico; e outras unidades de atendimento.

Dentre as autoridades presentes em Raposo, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; Murilo Gouveia, secretário Municipal de Governo; Loíde Estides, secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação; Alexandre da Auto Escola, presidente da Câmara; os vereadores Francisco José e Batista; padre Rodrigo Mello; demais autoridades e convidados.

De acordo com o prefeito Alfredão as novas instalações do PETI ficaram excelentes.
– As novas instalações do PETI ficaram realmente excelentes. A gente percebe um ambiente muito agradável e aconchegante, onde as pessoas se sentem bem acolhidas, assim que pisam no local. Mais uma vez eu quero agradecer à secretária Loíde e a toda a sua equipe que vem trabalhando incansavelmente pelo nosso município - destaca Alfredão.
A secretária Loíde Estides reforçou as palavras do prefeito.

– Nós realmente procuramos deixar o espaço bem agradável, para que todos se sintam à vontade. Tanto as instalações dos PETI, quanto as do CRAS precisam ter esse visual aconchegante, afinal, nós queremos que as pessoas se sintam muito bem recebidas. Como já disse em outras oportunidades, vamos continuar trabalhando para aumentar o número de unidades de atendimento pelos bairros e distritos - diz Loíde.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil 

O PETI articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa realiza acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

 O PETI está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento (mds.gov.br).

Decom - PMI

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.