Falta de água suspende lavagem de túmulos no interior de São Paulo

A falta de água que atinge o estado de São Paulo está mudando até a rotina de limpeza dos túmulos nos cemitérios às vésperas do feriado de Finados. Em Santa Bárbara d'Oeste (138 km de São Paulo), os túmulos dos cemitérios municipais Campos da Ressurreição e da Paz não poderão ser lavados, apenas limpos com panos úmidos.

"As pessoas devem utilizar panos úmidos para realizar a limpeza dos túmulos, pois por enquanto está suspensa provisoriamente a lavagem de túmulos, em função do período de estiagem em que estamos vivendo", informou Paulo César Barbosa, funcionário da prefeitura que trabalha na administração de cemitérios.

Segundo a prefeitura, a previsão é de que mais de 25 mil pessoas visitem os dois cemitérios entre esta sexta-feira (31) e domingo (2). Uma força-tarefa foi montada para os serviços de limpeza e capinação, além da pintura interna e externa.

A prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste estuda dar um desconto de 30% na conta de água dos consumidores que economizarem 20% de água para tentar conter o consumo e evitar que a cidade tenha que adotar o racionamento.

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), a falta de chuva em outubro e as altas temperaturas contribuíram drasticamente para a queda do nível das represas Areia Branca, São Luíz e Cillos, que estão operando com apenas 25% da capacidade. Até a represa Areia Branca, antes considerada um oásis de garantia de água entre as cidades da região, secou.

Segundo o departamento, as represas estão sendo monitoradas diariamente e os níveis resultantes da demanda de captação estão sendo acompanhados.

O DAE continua com a campanha de conscientização "Água – Combate ao Desperdício" lançada em julho deste ano. Cartazes e folders explicativos continuam sendo distribuídos na cidade. Denúncias de desperdício podem ser feitas pelos telefones do DAE: 0800-770-3459 ou 3459-5910. Desde o início da campanha, 847 denúncias foram registradas por lavagem de calçadas e veículos. Os moradores denunciados foram orientados a economizar água.

UOL

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.